VITAMINA D NA SAÚDE DA MULHER

        A vitamina D é essencial para diversas funções no organismo, agindo na homeostase de nossa saúde. Embora leve o nome de vitamina, seu papel é tão importante que atua como um pré-hormônio. Os meios de obter a vitamina D são através da síntese cutânea endógena (pelos raios solares), e pouco da alimentação (gema de ovo, peixes gordurosos como atum, cavala, salmão).
        Embora o Brasil seja um país ensolarado na maior parte do ano, a prevalência de sua deficiência é alarmante. Entre a maioria das pessoas que apresentam deficiência de vitamina D, estão as do sexo feminino e afrodescendentes.
        A importância de níveis adequados de vitamina D está relacionada a ação que ela tem no sistema imunológico, controle da pressão arterial, regulação do metabolismo do cálcio e fósforo, participa dos processos de multiplicação e diferenciação celular
        Há diversos estudos sobre os benefícios da suplementação da vitamina D para saúde da mulher. A síndrome do ovário policístico (SOP) que atinge muitas mulheres, vem sendo estudada com a suplementação de vitamina D. Na meta- analise de Lagowska et al. (2018), foi analisado melhora na sensibilidade a insulina, melhora da glicemia em jejum, juntamente com uma alimentação adequada houve regulação do ciclo mestrual, redução do peso e circunferência de cintura.
        A SOP consiste num somatório de alterações no metabolismo, interferindo no ganho de peso, aumento da glicemia, aumento da testosterona, infertilidade, entre outros.
        Na menopausa, que ocorre normalmente na idade dos 45 aos 55 anos, diversos são os sintomas: redução do humor, perda do libido, alteração da memória, ondas de calor, aumento das chances em desenvolver doenças como osteoporose, obesidade, doenças cardiovasculares entre outras.
        Estudos mostram que mulheres no período de menopausa com suficiência de vitamina D, apresentam melhores quadros clínicos como menor chance de síndrome metabólica, menores concentrações de insulina, colesterol e triglicérides e aumento do colesterol HDL.
        Apesar de ser mais comum a hipovitaminose D em mulheres, ela também atinge homens e crianças. Nas crianças sua deficiência leva ao retardo do crescimento e raquitismo.
        Nas gestantes com risco para deficiência, a suplementação traz benefícios para a mãe e para o recém – nascido.
        Em adultos, leva à osteomalácia, ao hiperparatiroidismo secundário, favorecendo a perda de massa óssea e o desenvolvimento de osteopenia e osteoporose, fraqueza muscular.
        Para avaliação dos níveis de vitamina D é solicitado exame bioquímico pelo indicador 25 hidroxvitamina D(25(OH)D).
        Segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), não se indica suplementação generalizada de vitamina D para toda população. Os benefícios do tratamento com vitamina D são evidentes na população com riscos, insuficientes.
        O tratamento pode ser feito com suplementação da vitamina D3 (colecalciferol) ou D2 (ergocalciferol), sendo a D3 mais comprovada em estudos e disponível no mercado.

REFERÊNCIAS

ŁAGOWSKA, K..BAJERSKA, J., JAMKA, M. The Role of Vitamin D Oral Supplementation in Insulin Resistance in Women with Polycystic Ovary Syndrome: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials., Nutrients, v.2, n.11, 2018.

JAFARI-SFIDVAJANI, S. et al. The effect of vitamin D supplementation in combination with low-calorie diet on anthropometric indices and androgen hormones in women with polycystic ovary syndrome: a double-blind, randomized, placebo-controlled trial. Journal of Endocrinological Investigation, v.41, n.5, p.597-607, 2018.

MAEDA, S. et al Recomendações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) para o diagnóstico e tratamento da hipovitaminose D. Arq Bras Endocrinol Metab vol.58 no.5 São Paulo July 2014.

CLARA MONTEIRO
NUTRICIONISTA CRN 18592

Você pode também gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.